sábado, 8 de maio de 2010

1ª Avaliação de Política III

Escolha duas das questões abaixo, cada uma referente aos dois livros do autor, e as responda, com base nos textos propostos pelo curso, com pelo menos uma lauda ( 30 linhas ) para cada uma.

1ª.) Como Tocqueville caracteriza, em “A Democracia na América”, as vantagens e os perigos das associações políticas? E as associações com a imprensa?

2ª.) Como Tocqueville vê a relação entre igualdade e liberdade, principalmente no tocante ao paradoxo acarretado pelo aumento do individualismo na democracia? De que maneira se pode defender a liberdade ameaçada?

3ª.) Caracterize, de forma resumida, as principais teses de Tocqueville sobre as causas e as conseqüências da Revolução Francesa.

4ª.) Alexis de Tocqueville enfatiza a gravidade do processo centralizador na administração do antigo regime e na continuidade do mesmo após a Revolução. Descreva esta gravidade enfatizada pelo autor.


Observação importante: Esta avaliação é individual e a entrega das respostas deverá ser no dia 17 de maio, 2ª. feira, impreterivelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário